Olá povo abençoado! Hoje vim compartilhar com vocês uma Palavra da qual fui ministrada nesse final de semana que foi tão abençoador pra mim. Participei do Congresso Estadual de Mulheres da Igreja do Evangelho Quadrangular que teve por tema "Transformadas e curadas pelo poder de Deus".
Todas as ministrações foram maravilhosas, então vim compartilhar com vocês um pouco dessas mensagens, porque acredito que assim como me abençoaram, estas vão abençoar sua vida também.

Transformando a Comunicação - Angelina Baroni
"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios, a si mesmo se arruína.
Provérbios 13:3".
A comunicação tem poder para transformar as situações ao nosso redor tanto para o bem, quanto para o mal, por isso, é necessário aprendermos a nos comunicar com eficiência. É necessário prudência e sabedoria pra darmos a palavra certa, na hora certa, pois palavras são sementes que uma hora ou outra darão frutos.
A palavra plantada no sofrimento é carregada de emoções ruins, que vão produzir sentimentos ruins em quem for recebê-las. Vemos aí o quanto devemos ser cuidadosos no momento de escolher a emoção que vamos usar na hora de plantar nossas sementes, e chegamos a conclusão de que há situações em que devemos fechar a boca diante dos homens, e abrir apenas diante de Deus em oração.
A Palavra de Deus nos mostra muitos versículos relacionados a importância das palavras que saem da nossa boca, e o capítulo primeiro de Gênesis é um deles. Ao analisarmos essa passagem, percebemos que ela possui  uma mensagem da parte de Deus pra nós, relacionada ao poder das palavras. Tudo que foi feito, se deu por meio da palavra. Deus disse "Haja" e houve. E assim é conosco também! Provérbios 18:20 e 21 diz "Do fruto da boca o coração se farta; a língua faz todo corpo responsável pelas consequências de suas palavras. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados.
Se soubéssemos o quanto esse assunto é sério e pode transformar nossas vidas e relacionamentos, certamente daríamos uma atenção maior a ele!
Outro ponto relevante é a forma como falamos, o tom, a expressão corporal e facial, porque o corpo fala! E as pessoas estão lendo nosso corpo. Nos relacionamentos, a comunicação é fundamental. Devemos expressar nossos sentimentos e ser transparentes, mas a forma como expomos faz toda diferença em como o outro vai receber nossa mensagem. Está em nossas próprias mãos, aliás, em nossa própria língua o poder de transformar a situação. Como diz a Joyce Meyer: As vezes seu problema está bem debaixo do seu nariz! Referindo-se a nossa boca grande.Cabe a nós adotar uma postura diferente diante disto, assumir que temos essa falha e buscar mudança.

Alguns erros na comunicação que muitas vezes cometemos:
  • Assunto extenso: Pode ser que você esteja usando um número de palavras maior que deveria, seja mais resumida;
  • Detalhismo: Quem sabe o "erro" não esteja em ser detalhista demais, não contorne cada nuance do relato;
  • Exagero: Palavras intensas assustam. Então evite: nunca; tudo; todos; ninguém, entre outras...
  • Ouça: Se perguntar a opinião dele, apenas ouça, não o ataque querendo mostrar os erros de raciocínio dele;
  • Momento: Escolha o momento certo para falar de assuntos delicados;
  • Local: Valorize a privacidade do casal. Escolha um local adequado para conversar;  certamente não é na frente de outras pessoas.

Deus fez a nós, mulheres, delicadas. Mas as vezes as circunstâncias da vida nos tornaram duras, pesadas no falar; até como uma forma de defesa por tudo que já sofremos. Há mulheres, que são rudes nas palavras não intencionalmente, mas isso já se tornou tão natural que são grossas sem querer, e isso têm destruído seus relacionamentos. 
Os traumas e dores que sofremos no passado não nos isentam da necessidade de mudar,ao contrário, apenas enfatizam essa urgência. Até porque, como seremos canal de um Deus de amor dessa forma?!  Deus  quer gerar em nós habilidade e prudência para abençoar nossa família e todos que estão ao nosso redor apenas com a nossa comunicação, mas pra isso, ajustes são necessários. 
Eu estou disposta, e espero que ele encontre um coração disposto aí também. Espero que essa mensagem tenha falado ao seu coração, assim como falou ao meu. Deixe seu comentário abaixo, ele é muito bem vindo pra eu saber o que achou e melhorar nos próximos posts.

E muiito obrigada pela visita!!! Você é sempre bem vinda aqui!
Beijinhos! Deus abençoe!

Acompanhe também nas Redes Sociais:






Deixe um comentário