tanque de betesda
Olá povo de Deus! Vamos de devocional?! Amo tudo que posto por aqui, mas confesso ter um carinho especial pelos devocionais, porque sei que estou cumprindo um chamado de Deus para o qual fui criada.
Pois bem, estamos comemorando esses dias, o aniversário da igreja local, na qual eu congrego: A Igreja do Evangelho Quadrangular, que na minha cidade, completa 18 anos. 
Não me converti aqui, mas depois de alguns anos e orações, Deus me direcionou pra esse lugar, e temos sido edificados na rocha e visto o agir de Deus aqui. Aprendido tantas coisas. E resolvi compartilhar com vocês a mensagem do domingo de santa ceia ( 13/11), que foi tremenda!

18 anos fala de emancipação; até em nossa vida humana vemos que apenas os maiores de 18 podem desfrutar de grandes coisas. E, baseado nesse tema, Deus usou o pregador da noite pra falar conosco.
Na bíblia vemos por muitas vezes que Deus trabalha com números, e 18 é a soma de 11 ( alinhamento)  + 7 (perfeição), vemos portanto, que pra viver determinadas conquistas, precisamos estar alinhados perfeitamente a vontade e mandamentos de Deus pra nós.
A pregação teve como texto base a passagem do tanque de Betesda ( João 5-1 ao 15),
que trata basicamente de um paralítico que passou 38 anos a beira de um tanque, que era visitado de tempos em tempos por um anjo; este movia as águas, e quando isso acontecia, o primeiro que caísse dentro do tanque era curado de qualquer enfermidade.
Descer remete a nos humilhar e obedecer a Deus. Vemos essa necessidade em tantos personagens na Bíblia; podemos citar Naamã que precisou descer no Jordão ( que no hebraíco significa lugar onde se desce ), para então ser purificado de sua lepra; vemos também Jonas, que resistiu ao seu chamado , e desceu para Jope; para o porão do navio e enfim, desceu ao ventre da baleia. Forte neh! Deus nos chama a descer da nossa posição de orgulho, nos humilharmos debaixo de sua potente mão, para que a seu tempo, Ele nos exalte.
No texto de João 5 , aquele que descesse mais rápido recebia o milagre; quem tem maturidade espiritual entende que precisa se humilhar mais rápido e assim o faz.
2 Crônicas 7-13,14: " Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país, ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus os ouvirei, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra. Como podemos ver, são muitas as passagens onde Deus nos aconselha a nos humilharmos e nos voltarmos pra sua vontade. O novo de Deus vem quando nos humilhamos.
O paralítico de João 5 passou 38 anos a beira do tanque. 38 anos é praticamente a metade da vida de uma pessoa, os " melhores anos", quando nos referimos a saúde e força. E passou todo esse tempo porque não teve atitude de mudança. Ele tinha fé, por isso estava ali, mas a fé sem obra é morta. ( Tiago 2-17). Ele esperou que alguém o jogasse, como muitos de nós hoje, esperamos a mudança do outro, que alguém faça por nós. Mas o milagre chega, quando nós tomamos uma atitude ao invés de esperar nas pessoas.
Para se desenvolver músculos, são necessários exercícios com peso. Para se desenvolver a fé é necessário enfrentar oposições e romper, com a ajuda de Deus!
Só quem tem maturidade espiritual sabe o que quer e o que não quer pra sua vida, por isso cuida com as plantações. Pois sabe que a plantação é opcional, mas a colheita é obrigatória.
 A Palavra de Deus também nos diz que somos flecha, mas do que adianta sermos uma flecha, se não temos um alvo?! Flecha sem alvo não tem serventia. Quando ajo através de um mandamento de Deus, Ele certamente reage em meu favor, e assim posso alcançar o alvo.
Quem sabe você que está lendo esse devocional é esse que tem esperado por um milagre há anos...mas sempre culpa alguém porque nada muda ou acontece. Deus te chama a humilhar-se diante dele, deixar o orgulho no altar, e tomar atitudes baseadas no que Deus te mostrar, pra que então as mudanças e milagres se materializem.
Assim como nós não damos um carro a nossos filhos, quando estes não tem habilitação, por sabermos que isso lhes causará danos, talvez até a morte, assim, Deus não nos concede determinadas vitórias, por saber que não alcançamos a maioridade espiritual, e não temos estrutura pra receber algumas coisas.
Mas isso pode mudar, quando nos aproximamos de Deus e obedecemos ao que Ele tem pra nós.
 O preletor da noite foi o  Pastor Cássio Prates, que é sempre canal de Deus em nossas vidas. Espero que essa mensagem tenha falado ao seu coração, como falou ao meu. É apenas um resumo de minhas anotações. Deus abençoe! E até o próximo devocional!

Acompanhe também nas Redes Sociais:



4 COMENTÁRIOS ❤

  1. Glórias a Deus!! Aleluias...Graça e Paz sejam contigo e sua casa,amada.��

    ResponderExcluir
  2. Amém!! Que devocional lindo, forte e profundo né? Estava refletindo esses dias sobre isso, quando nos humilhamos perante o Senhor e colocamos toda a nossa vida nas Suas mãos ele nos conforta, nos dá colo e nos abençoa. Gostei muito do devocional, da forma como você o colocou. Que Deus te abençoe a cada dia mais e te use grandemente. Grande abraço!

    https://lyaahsutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Amém! Deus abençoe!

      Excluir