suco de melão
Fonte: Google Imagens
Olá virtuosas! Tudo jóia com vocês? Por aqui, com a ajuda de Deus, vamos orando e vencendo.
Levando em consideração que a mulher virtuosa de provérbios de 31 tem muitas facetas que brilham e é possuidora de diversos dons, nosso blog vai abranger diversos assuntos do interesse feminino, entre eles a nutrição.Pra quem não sabe, sou nutricionista e apaixonada pela área, e quero compartilhar um pouco desse conhecimento tão relevante pra nossa saúde com você que também tem interesse no assunto.
Hoje vim trazer pra vocês alguns benefícios do melão, aproveitando que estamos na época dele, e que isso torna seu preço mais acessível, e faz a fruta ficar saudável e saboroso, e rica em nutrientes, já que não precisou passar por processos para amadurecimento.
Bora conhecer um pouquinho mais sobre essa delícia:

  1. Refrescante e saudável o melão é uma fruta com baixa caloria, 1 fatia de 100 g tem em média 34 kcal, portanto, um poderoso aliado a dieta.
  2. A fruta é rica em água e eletrólitos, auxiliando assim na hidratação. Ótimo pra consumo em temperaturas elevadas ou após o  treino para evitar a desidratação.
  3. Possui licopeno e vitaminas A e C, poderosos antioxidantes, conhecidos por combater os radicais livres que causam danos as células e envelhecimento e estão envolvidos em diversas doenças degenerativas como câncer e Alzheimer. Portanto, se ingerido com constância, dentro de uma dieta equilibrada, pode auxiliar na prevenção destas doenças.
  4. A vitamina C que a fruta possui, também atua no mecanismo para construção e manutenção do colágeno, importantíssimo para pele e cabelo. Um copo de melão possui até 97% da necessidade diária de vitamina C. Olha que maravilha!
  5. Possui zeaxantina, carotenóide cuja principal função  é promover uma visão saudável, conforme explicado em uma monografia intitulada Alternative Medicine Review. Atualmente há pesquisas que apoiam o uso de suplementos de zeaxantina e também a ingestão de alimentos ricos nesta substância para tratar condições de saúde incluindo a degeneração macular e a catarata.
  6. Fonte de  potássio, que auxilia no controle da pressão arterial. O consumo de alimentos ricos em potássio devem fazer parte da dieta dos hipertensos, juntamente com a diminuição da ingesta de  sódio. Outros alimentos ricos na substância são: abacaxi, tomate, laranja, banana, espinafre, entre outros.O consumo ideal de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, à proteção contra a perda de massa muscular, à manutenção da densidade mineral óssea e à redução da formação de pedras no rim, pontos que consequentemente são benefícios do melão à nossa saúde. 
  7. O melão também possui Betacaroteno, outro antioxidante, que é encontrado em frutas e vegetais amarelos e alaranjada, além dos verde escuros como espinafre e couve. Essa substância, segundo estudos, parece apresentar uma associação com a diminuição do desenvolvimento determinados tipos de câncer.
  8. É rico em vitamina A, que é responsável pela saúde dos tecidos dos dentes​​, da pele, dos ossos e das membranas mucosas. Ela ajuda o sistema de visão, promove a saúde da retina e reforça o funcionamento do sistema imunológico. 
  9. A fruta pode ser utilizada por completo, desde a casaca, até as sementes, colaborando para o reaproveitamento de alimentos e economia familiar.
  10. Suas sementes são excelentes fontes de cálcio, mineral responsável pela saúde dos ossos e dentes. Portanto, não descarte as sementes; Junte-as e depois de secas , dê uma rápida torrada e logo após, bata-as no liquidificador. O pó obtido pode ser consumido:1 colherinha de café, já é uma dose suficiente e extra de cálcio por dia . 
Fiz questão de deixar 3 receitinhas com a fruta pra vocês:

Doce com casca de melão
doce de melão
Fonte: Google Imagens


Ingredientes:

500 g de cascas de melão 

500 g de açúcar 

caldo de 1 limão 

canela em pau à gosto

1 xícara (chá) de água 


Modo de fazer 

Lave as cascas de melão preservando a polpa branca. Enxugue e corte em tiras finas. Leve ao fogo o açúcar, a canela e a água. Quando estiver em ponto de fio misture as cascas de melão fatiadas. Deixe ferver até que fiquem bem transparentes. Retire do fogo e misture o caldo do limão.




                                                 Suco de casca de melão com hortelã 

suco de melão
Fonte: Google Imagens

Ingredientes:
1 medida de casca de melão picado em tiras
3 medidas de água
10 folhas de hortelã
Açúcar a gosto.

Bata no liquidificador. Beba assim que estiver pronto para não perder os nutrientes.



Farelo da semente de melão
fonte de cálcio
Fonte: Google Imagens
 Lave bem as sementes de melão e deixe secar no forno, depois triture, peneire e guardar em um vidro limpo com tampa. Consuma este farelo diariamente junto ao café da manhã (uma colher de sobremesa). Este farelo beneficia os que sofrem de artrite e reumatismo, aliviando as dores. Também é uma ótima fonte de reposição hormonal.

E é isso meus amores! Espero ter acrescentado conhecimento, e consequentemente, mais saúde a sua vida!
Seus comentários são muito bem vindos, viu. Beijos e até mais!
Deixo aqui meu convite pra acompanhem também nas outras redes sociais :
Fan Page: Estilo Mulher Virtuosa | Instagram: @estilomulhervirtuosa

6 COMENTÁRIOS ❤

  1. Olá...
    ♥ Confesso que eu nem imaginava que o melão
    tinha tantos beneficios assim. Amei o post :)

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://renataprincess2.blogspot.com.br
    .¸¸.•.¸¸.•.¸¸.•.¸¸.♥•.¸¸.•.¸¸.•.¸¸.•.¸¸.•.¸¸.•.¸¸.•.¸¸.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em contribuir um pouco com seu conhecimento Renata!
      beijos

      Excluir
  2. São muitos benefícios mesmo! Eu não conhecia nem a metade. E fiquei doida para fazer o docinho :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter contribuído pro seu conhecimento amiga!
      Beijos

      Excluir
  3. Gostei muito de saber sobre os benefícios do Melão, amo essa fruta.
    Vou fazer esse suco muito bom pra dar aquela refrescada nesse calor.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir