Olá meus amores! Saudadinha de vocês! A correria do dia não tem me deixado postar com a frequência que eu gostaria, mas vamos levando.
Hoje vim compartilhar conhecimento com vocês! E quando o conhecimento é na área da saúde então, melhor ainda neh. Todos queremos ter vida longa, mas com qualidade.
Hoje vamos falar de temperos para carnes e legumes. Sei que na correria em que vivemos, a praticidade pede industrializados, e entre esses, os temperos. Porém, esses são grandes vilões da nossa saúde, ricos em sódio e gordura. O glutamato monossódico presente neles é o responsável pelo número crescente de doenças como: alzheimer, enxaquecas, alergias, asma, depressão, taquicardia e obesidade ( aumenta o apetite). Diante dessas informações, precisamos fazer melhores escolhas, pois nossa saúde depende delas.
Então trouxe alguns exemplos de temperos que podemos e devemos utilizar no preparo dos alimentos e receitas práticas que podem ser congeladas e utilizadas no dia a dia.

Alho
Como já diziam nossos avós, o alho é um santo remédio, e é mesmo! Grande aliado a nossa saúde, o alho deve fazer parte da nossa mesa diariamente, devido as suas inúmeras propriedades. Há até livros falando apenas dele, tamanhos são seus benefícios. Além disso, é saboroso e aromático!
Possui vitamina C, selênio, ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres, efeito anti-inflamatório, ajuda a preservar a flora intestinal... eu poderia fazer um post só com ele rsrs
Seja picado, triturado, espremido, em flocos, assado, ou até inteiro, dependendo da receita, ele não pode ficar de fora de sua alimentação.



Cebola
temperos saudáveis
Refogada junto com o alho, a cebola é um dos temperos mais utilizados em nosso país. E acrescenta sabor e saúde na nossa mesa. Também pode ser utilizada crua, assada,ou caramelizada, conforme a receita. Entre seus benefícios, encontram-se atividades antioxidantes, que estão diretamente ligadas ao efeito protetor do câncer e prevenção do envelhecimento precoce.
Suas propriedades também estão relacionadas  ao controle de hipertensão e diminuição do colesterol ruim.

Cúrcuma (açafrão da terra)
cúrcuma

De coloração amarelada intensa, o tempero tem sabor levemente picante que combina perfeitamente com pratos salgados. Pode ser utilizado em preparos com carnes e legumes, mas o destaque fica em preparações com frango e arroz. Eu, particularmente, faço um arroz com couve flor e acrescento cúrcuma, que fica maravilhoso! Posto a receita aqui qualquer dia, mas não tem segredo!
E o que dizer de seus benefícios? Maravilhosos! Possui potencial ação antioxidante, efeitos anti-inflamatórios, auxilia no combate a depressão, doenças neurodegenerativas, e também inibe a produção de gordura no organismo.
Claro que para ter todos esses benefícios, uma alimentação equilibrada e bons hábitos no seu estilo de vida são necessários.

Salsinha
temperos saudáveis
É diurética; atua no combate a anemia; possui propriedades antioxidantes; ajuda no controle de açúcar no sangue; auxilia no controle da pressão arterial, entre outros benefícios.
A erva é parecida com coentro, mas seu cheiro e sabor permitem que sejam diferenciados com facilidade.
Muito versátil na cozinha, e combina com tudo ( mesmo), portanto vale a pena ter na geladeira, ou até numa hortinha caseira. Caso não tenha, opte por versões desidratadas.

Cebolinha
temperos saudáveis
Rica em vitaminas A, B, C e K e também em minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Faz parte do famoso "cheiro verde", tão conhecido em nosso país.
Tem seus talos muitos utilizados em preparações com ovos e batatas. Mas seu sabor também dá um toque especial ao arroz, sanduíches, canapés , queijo minas e ricota.


Curry
temperos saudáveis
Especiaria muito utilizada na culinária indiana, o curry é um mix de especiarias,  entre elas a cúrcuma, o cominho, pimentas diversas, gengibre, entre outras. Sua utilidade também é bem versátil, pode ser utilizado em legumes, carnes, patês, ensopados. Super recomendo!

Sálvia

temperos saudáveis
Possui um grande potencial antioxidante, antibiótico e antibacteriano. Atua como auxiliar no combate a sinusite, reumatismo e até ansiedade.
Na cozinha, é utilizada em preparos com carne e peixe, além de massas e molhos, além de chás.
Pode ser utilizada fresca, desidratada ou em pó.

Segue abaixo algumas receitas práticas, pra facilitar na correria diária, sem colocar a saúde em risco, muito menos o sabor dos seus preparos.

Caldo de Legumes

Ingredientes: 
2 litros de água
2 cenouras médias
2 cebolas roxas ou brancas
2 talos e folhas de salsão
1 alho poró inteiro
1 ramo de cebolinha inteiro
2 folhas de louro
1 maço de manjericão fresco

Modo de Preparo:
Separe o manjericão e uma das cebolas. Acrescente na panela a água e todos os demais ingredientes cortados grosseiramente, ou até inteiros. Cozinhe por 30 minutos com tampa semi aberta. Terminado o cozimento leve tudo para o liquidificador e bata com a cebola e o maço de manjericão. Congele em forminhas de gelo ou silicone e use para temperar as preparações e substituir os industrializados. Dá um sabor todo especial a comida. 
Caso queira fazer um caldo de carne ou frango é só adicionar cerca de 200g de carne ou frango (sem pele) no cozimento.Dá pra bater junto depois ou usar só o caldo. Se for fazer um Risoto ou sopa coloque 5 cubinhos em 1 litro de água e seja feliz!


Tempero de ervas para peixes e legumes 

Ingredientes: 
1 colher (sopa) de manjericão seco
1 colher (sopa) de salsinha seca
 2 folhas de louro seco
1 colher (chá) de alecrim seco
Casca de limão ralada

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, guarde em um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira. Use como tempero para peixes e legumes.


Tempero de ervas para carne bovina, suína e aves 

Ingredientes: 
1 colher (sopa) de coentro em grão ou em pó
4 colheres (sopa) de louro
3 colheres (sopa) de manjericão seco

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, guarde em um pote de vidro com tampa e conserve na geladeira. Use como tempero para as carnes assadas.



Caldo de Ervas Secas
Ingredientes:
Manjericão
alecrim
Orégano
Salsa
Azeite extra virgem

Modo de Preparo:
Em formas de gelo, coloque as ervas e complete com azeite. Leve ao freezer.



Caldo de Ervas Frescas

Ingredientes:
Manjericão
alecrim
Orégano
Salsa
Cebola
Alho Cebolinha
Salsinha
Pimentão
Azeite
Vinagre
1  pitada de sal marinho

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador, coloque em formas de gelo e congele.


E é isso amores! Troque os temperos industrializados pelos temperos saudáveis e dê um up na sua saúde, sem perder o sabor na sua alimentação diária. Com isso você pode também reduzir a quantidade de sal nas preparações, reduzindo o consumo diário de sódio. Pequenas mudanças no estilo de vida, fazem toda diferença na sua saúde!
Deixo aqui meu convite pra acompanhem também nas outras redes sociais :
Fan Page: Estilo Mulher Virtuosa | Instagram: @estilomulhervirtuosa


UM COMENTÁRIO ❤

  1. Amei o post princesa!!!
    Uma comida bem temperada com produtos naturais é tudo!
    Nunca fui fã desses industrializados, e essas dicas de como fazer o próprio tempero é incrível!!!
    Amamos!!!
    Beijinhos princesa.
    Blog Princesas do Rei
    Canal Princesas do Rei

    ResponderExcluir