intestino preso
Olá galera do bem! Vim compartilhar informação da boa com vocês e disseminar saúde! Vamos falar um pouco sobre a importância da saúde do intestino, bem como mantê-la. Você verá que conhecimento aliado a mudanças de hábitos podem trazer grandes benefícios a sua saúde.

Ultimamente tem se tido maior ciência da importância da saúde do intestino humano para manter o equilíbrio do indivíduo como um todo. O intestino é tido como segundo cérebro, suas funções vão muito além de absorver nutrientes e eliminar o que não é necessário; ele está totalmente relacionado a imunidade, no controle do colesterol, na prevenção de doenças inflamatórias, entre outros. Um intestino inflamado não possui um funcionamento normal, não cumprindo assim seu importante papel na homeostase do organismo.
Uma de suas funções é a de eliminar o bolo fecal que é formado por água, restos alimentares, fibras e bactérias (boas e ruins), e  levando em conta que a evacuação ocorre ( ou deve ocorrer ) ao menos uma vez ao dia, essas "bactérias boas" devem ser repostas. E em determinado momento, se não está tudo ok com a função intestinal, acaba-se eliminando até aquilo que era pra ser benéfico a nossa saúde, por isso é um órgão que merece tanta atenção.
Existem hábitos alimentares que prejudicam a flora intestinal gradativamente, e devemos nos atentar a eles: agrotóxicos, antibióticos, medicamentos anti-inflamatórios, bebida alcoólica, uso excessivo de laxantes. A química contida nestes, prejudica a flora intestinal a ponto de causar  uma baixa na  imunidade no indivíduo que se expõe ao excesso desses componentes.
A mudança do hábito intestinal é também um alerta do corpo, pra que se preste mais atenção aos alimentos que estão sendo ingeridos. Atente-se caso seu intestino funcione normalmente, e, de repente ele comece  ficar  preso ou solto; cólicas inexplicadas, dores abdominais, diarréias frequentes, sensação de estufamento, tudo isso se refere ao mal funcionamento do equilíbrio do intestino.
Temos mais bactérias no intestino do que células no corpo. Uma flora microbiana saudável ajuda até na síntese de vitaminas, formação de enzimas, peristaltismo... até pra ativar a isoflavona da soja, essas bactérias saudáveis são necessárias, além disso, tem total ligação com o emagrecimento.
Agora, vamos entender o que são essas "bactérias boas" que citei acima. São os probióticos e prebióticos, que têm potencial de dar aquele up a saúde do intestino.
Embora esses termos estejam interligados, cada um tem seu significado. Segundo a ANVISA, os probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar a microbiota intestinal produzindo efeitos benéficos a saúde do indivíduo  Enquanto que prebióticos são fibras alimentares que são consumidas no intestino pelos probióticos favorecendo assim o seu crescimento e desenvolvimento no intestino, ou seja, os prebióticos são o alimentos dos probióticos.
Vamos a alguns exemplos desses alimentos:
Probióticos- Geralmente são fermentados naturais e leveduras, encontrados no leite fermentado, iogurte e coalhadas. Além desses há também o kefir, combutchá, chucrute, sauerkraut, entre outros. Alguns desses, você pode encontrar pra compra aqui
nesse site você encontra doadores em todo Brasil, de vários probióticos naturais.
Atualmente, o mercado também disponibiliza esse produtos em "comprimidos, cápsulas e sachês", que contém  bactérias na forma liofilizada, que não precisam de refrigeração pra se manterem vivas. Porém pra uso desses industrializados, prefira a indicação de um médico ou nutricionista.
PS: Aos intolerantes a lactose ou alérgicos a proteína do leite, deve-se observar o consumo de probióticos advindos do leite.  Do contrário, todo mundo deveria fazer uso desse tipo de alimento.
Prebióticos- São encontrados nos vegetais, fibras. Exemplos: alho, alho poró, cebola, aveia, trigo, soja, tomate, aspargos, alcachofra, batata yacon, chicória, banana, biomassa de banana. Pra ver receita da biomassa, clique aqui.
Sobre a quantidade do consumo diário de probióticos, que é uma dúvida que muitos têm, isso não é relevante. O segredo está na constância de consumo, e na variação dos probióticos, pra que haja variação das cepas de bactérias. Se você consome uma pequena quantidade diariamente, por um bo período de tempo, trará benefícios a sua saúde.
 Quanto as fibras, segundo a Organização Mundial da Saúde, recomenda-se a ingestão de 25g de fibras ao dia, o que se consegue facilmente com alimentação saudável. As fibras vão atuar também nas funções de saciedade e índice glicêmico, digerindo os carboidratos mais lentamente.


Pra quem tem intestino preso, segue uma receita que super funciona, mas lembre-se, não é um suco pra degustação, e sim com ingredientes para um remédio natural. Não deve ser coado, nem acrescentado açúcar.

Suco Verde Laxativo
(indicado tomar em jejum)

1 copo de água ( aproximadamente 150ml)
1 pires de couve picada
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 fatia de mamão papaia
1 laranja com bagaço (sem coar)
2 ameixas (se for a seca, hidratadas da noite para o dia)
1 colher de sobremesa de farelo de arroz

Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.

Cuide mais de sua alimentação e teu corpo corresponderá com saúde e disposição! Se gostou das dicas, curta e compartilhe com seus amigos. Por um mundo com mais pessoas saudáveis!
Deixo aqui meu convite pra acompanhem também nas outras redes sociais :
Fan Page: Estilo Mulher Virtuosa | Instagram: @estilomulhervirtuosa


Deixe um comentário