Olá meus amores! Delícia de semana essa heim, com feriadinho e tals. A Páscoa está aí, e com ela a tradição da maioria de consumir ovos de chocolate, e como é difícil resistir a essa tentação! Pra quem está de dieta ou no meio de uma reeducação alimentar é um período bem complicado, porque qualquer excesso pode trazer devolta algum quilinho perdido, e isso ninguém quer, não é mesmo?!
Mas vim com algumas dicas pra facilitar a vida de quem quer consumir chocolate, porém de forma mais saudável. Vamos lá:
Feliz Páscoa

Opte por chocolates com no mínimo 50% de cacau em sua composição: Segundo a Anvisa, para ser considerado chocolate, o produto deve ter no mínimo 25% de cacau, podendo ser na forma de massa, pó, manteiga ou todos esses tipos misturados. A massa (ou pasta ou liquor) de cacau é obtida pelo processamento do grão, originando assim o pó e a manteiga. É o componente mais saudável, por ser mais rico em flavonóides, que têm características anti-inflamatórias e antioxidantes, e se consumidos adequadamente, podem exercer um efeito de proteção cardiovascular ajudando na dilatação das artérias por reduzir o estresse oxidativo.
Já na extração do pó, há alguma perda de flavonóides e de muita gordura, mas ainda assim continua sendo saudável e com fibras. Já a manteiga não contém fibras, é rica em gorduras saturadas e ausente de polifenóis, porém importante dizer que nosso organismo também precisa de gordura para se manter e essa é uma fonte mais saudável, quando comparada com gorduras industrializadas ou até mesmo a gordura do leite, que são encontradas no chocolate tradicional.
Então se você busca uma opção mais saudável,  opte por um chocolate, cujo primeiro ingrediente é a massa de cacau. Muito provavelmente ele será meio-amargo ou amargo. A princípio você sentirá a diferença no sabor e consistência, mas seu paladar logo se acostumará de forma que se você for consumir o tradicional, sentirá a grande diferença na concentração de açúcar e gordura de um e de outro. Digo isso por experiência própria.

Leia o Rótulo: Essa é uma dica que você tem que carregar pra vida, pois serve pra qualquer alimento. A lista de ingredientes faz cair por terra qualquer propaganda enganosa que o mesmo possa ter. Então fique atenta! O primeiro ingrediente da lista é sempre o que o alimento possui em maior quantidade, então, nesse caso,o principal ingrediente deste deve ser a massa de cacau, ou cacau em pó. Veja o exemplo abaixo.
lista de ingredientes chocolate
(Chocolate Hershey’s Dark 60% ). 

 É importante analisar a tabela nutricional como um todo, especialmente a parte de gorduras saturadas, açúcar e sódio, bem como a lista de ingredientes. Se o produto tem a lista extensa demais, com nomes impronunciáveis, fuja deles. Comida de verdade é composta por ingredientes, que você não precisa pesquisar o significado no Google. Quanto menos ingredientes, melhor! 

Opte por chocolates com pouca ou nenhuma outra gordura, além da gordura de cacau: 
Infelizmente, há brechas em nossa legislação que permitem que o produto  contenha gordura trans, e a tabela nutricional informar que o produto não a possui. Isso ocorre quando uma porção possui menos de 0,1g da substância. Então, fique de olho!
 Se o fabricante não informa no rótulo qual tipo de gordura vegetal utilizada, cabe a você consumidor fazer a indagação e pensar bem na hora de escolher o produto.

Cuidado com a quantidade ingerida: Se você tem buscado um estilo de vida mais saudável e uma reeducação alimentar, deve se conscientizar que não vai mais pelo mesmo caminho da maioria. O brasileiro, em datas festivas, tem o hábito de ingerir uma maior quantidade de alimento, e na páscoa, descontam no chocolate. Porém, não é necessário comer chocolate em excesso, até porque, é um alimento calórico, e você não quer por a perder os resultados que já alcançou até aqui. 
Então, faça ingestão de porções pequenas, de preferência após o almoço, ou no meio da tarde, que são horários onde a fome é menor.

Chocolate diet: A não ser que você for diabético, prefira outra opção de chocolate. Esses produtos ( em sua maioria) compensam a falta de açúcar com gorduras ruins e aditivos alimentares não naturais.

Chocolate caro não é sinônimo de chocolate saudável: As vezes temos essa ilusão, neh..mas na maioria dos casos, tem a composição parecida com os mais baratos. Então se seu objetivo é saborear, aproveite com moderação. Mas se sua dieta é mais restrita, há outros bem mais saudáveis. Abaixo um exemplo de lista de ingredientes de uma marca mais cara.
composição do chocolate

Substituto Saudável do Chocolate: A alfarroba é uma opção saudável nesse caso. É uma vagem cuja polpa é torrada e moída e serve como base para uma massa parecida com o chocolate. A alfarroba tem mais fibras, boas quantidades de vitaminas e minerais e, quando comparada ao chocolate, tem menos açúcar e gorduras. Atualmente, há opções de ovos de Páscoa feitos com esse material no mercado brasileiro, porém, vale ressaltar que o sabor não é igual, mas sim, similar ao do chocolate.
De acordo com Eloisa Helena Orlandi, diretora de uma empresa que fabrica produtos com alfarroba, o açúcar natural dessa vagem é maior do que o açúcar presente no cacau, o que dispensa a inclusão de adoçantes na fabricação. O produto também não contém glúten, nem ingredientes de origem animal, como leite. O “chocolate” de alfarroba não tem os estimulantes presentes no chocolate tradicional, como a cafeína e a teobromina. Segundo ela, a alfarroba não é um alimento de baixa caloria, mas é um pouco menos calórico do que o chocolate tradicional. Se uma barra de 25 gramas do chocolate ao leite tem de 125 a 130 kcal, o chocolate de alfarroba tem 116 kcal.

Sobre o chocolate branco: O chocolate branco não possui em sua composição massa de cacau, e sim a manteiga de cacau, sendo um pouco mais calórico que os demais, e com menor quantidade de nutrientes saudáveis. Pra quem busca opções saudáveis ou está na luta contra a balança, prefira o chocolate preto com mais de 50% cacau em sua composição.

Quantidade diária recomendada: Dentro de uma dieta equilibrada a quantidade recomendada é de no máximo 30g por dia, o que equivale a um bombom ou quatro quadradinhos de uma barra.

Segue um vídeo muito esclarecedor sobre o assunto, com dicas de nutricionista. Recomendo!

E é isso amores! Uma feliz páscoa a todos, lembrando que a palavra de ordem é equilíbrio sempre! Espero ter acrescentado conhecimento. E, particularmente, amo essa pauta aqui no blog, afinal é papel do nutricionista disseminar informações verdadeiras em meio a tantas desinformações na net. Se gostou, comenta aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais. Beijos e até mais.
Deixo aqui meu convite pra acompanhem também nas outras redes sociais :
Fan Page: Estilo Mulher Virtuosa | Instagram: @estilomulhervirtuosa


Deixe um comentário