Olá galera de Cristo! Paz do Senhor! E na nessa busca de ser melhor, tenho ouvido algumas pregações que acredito que serão relevantes pra vocês também! Bora aprender um pouco mais?!
mulher virtuosa
Tito 2:3 a 5- "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém as santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
Entender qual nosso chamado pela família, pra não nos amoldar a esse mundo e difamar o evangelho se faz necessário.
Pras solteiras, a Palavra de Deus ensina em 1 Coríntios 7 que o solteiro cuida das coisas do Senhor. Porém, o mundo colocou em nossa cabeça que, quando somos solteiras, a vida é nossa e fazemos dela o que bem entendemos, porém não é verdade, temos que cuidar das coisas de Deus. Não viver apenas para a profissão, ganhar dinheiro, ou coisas envolvidas apenas com nós mesmas, mas lembrar-nos de que nossa vida é dEle!
Quanto as casadas, o matrimônio foi ordenado para auxílio mútuo entre esposo e esposa. E isso implica em dois pecadores, caminhando no deserto chamado vida, ajudando em ao outro, procurando submeter-se também a Deus, rumo a terra prometida. Essa é a verdadeira tarefa imposta a nós que somos casadas. Por isso devemos estar atentas as necessidades do nosso marido. Nossa missão é fazer com que nossa casa seja um refúgio, um lugar onde o marido e os filhos gostem de estar.
Provérbios 31 nos mostra facetas da mulher virtuosa que precisamos imitar. Podemos ver claramente no texto que essa mulher não é um peso para seu marido, não é um problema...muito pelo contrário, ela é a solução. Os filhos e a casa desse homem estão entregues nas mãos de uma mulher competente e auxiliadora idônea. Seu marido tem nela confiança e ela cuida de todos os interesses da família.. Ela dá paz ao seu marido, e resolve problemas, não os cria, como muitas nos dias de hoje.
Ela vê uma oportunidade de maior ganho, vai lá e faz! Cumprindo assim seu papel de ajudadora, e isso permite que seu marido saia e cumpra também seu papel em paz, sabendo que sua casa está em ótimas mãos.
Podemos claramente ver nos versículos de provérbios 31, que a família ali citada tinha posses, servos...mas mesmo assim, a mulher acordava cedo pra dar ordem as suas servas. Também era uma mulher que tinha a cabeça no lugar e sabia onde os recursos deviam ser investidos. E mesmo em meio a todas as tarefas que tinha que exercer para manter o bom funcionamento de sua casa, ainda era uma mulher de fé, que tinha tempo para Deus.
Instruia pessoas, abençoava pessoas ao redor através de suas sábias palavras. Que mulher era essa?! Já li declarações  da autora Joyce Meyer de que essa era uma mulher da qual não gostava rsrs por conta dos seus inúmeros talentos e aptidões.
Enfim, essas qualidades são bem superficiais, se formos fazer um estudo mais profundo dessa mulher de provérbios 31, o assunto vai longe, e as lições serão inúmeras.
Mas dando continuidade, vamos a 2 perfis extremos de donas de casa que estão bem longe da mulher sábia.
Preguiçosa- Um de nossos papéis é dar descanso a nossos maridos cumprindo nossas tarefas. Será que temos feito isso? Quando jogamos nossas obrigações em cima deles, os sobrecarregamos.
A verdade feminista dos nossos dias diz: "O meu marido tem a obrigação de me ajudar em casa", o que eu até concordo em partes...desde que não os obriguemos, ou que seja algo que vai sobrecarrega-los. Não devemos jamais nos esquecer que, como esposas, nosso papel é facilitar a vida deles de tal forma, que consigamos progredir como equipe que somos.
Há casos onde a mulher pode fazer compras no supermercado sozinha, pagar contas, entre outras tarefas, mas a preguiça a domina a tal ponto, que ela espera o marido chegar, pra jogar tudo isso nas costas dele, pra que ele faça, negando assim seu chamado de auxiliadora.
No outro extremo encontram-se as:
Perfeccionistas: Mulheres que se tornam ríspidas e intolerantes quando não conseguem seguir o cronograma de tarefas ou limpeza, impostos a si mesmas. A casa se torna um lugar onde o marido e os filhos não gostam de ficar, porque parece mais um quartel cheio de regras, de onde se pode sentar ou não, o que se pode fazer ou não. Temos que analisar bem nossa conduta, porque as vezes coisas que não são pecados, se tornam pecado por conta do nosso excesso. Temos que aprender a priorizar e assumir quando não damos conta das multitarefas que muitas vezes assumimos por nossa conta e risco.
E é aí que vem a submissão, porque nos dias de hoje, muitas trabalham fora não pra por comida dentro de casa, mas para ter bolsas, sapatos, roupas ou outros supérfluos, e se sentem fadigadas quando chegam em suas casas, negando carinho aos filhos e maridos, e deixando o principal em segundo plano. A partir do momento que o "trabalho" da mulher atrapalha o bom andamento do lar, isso se torna uma maldição ao invés de benção, e passa a ser um atraso pra nós e pra nossa família.
Em meio a tudo isso, devemos encontrar um ponto de equilíbrio e não nos mantermos nos extremos. O melhor é pedir sabedoria a Deus, e certamente Ele nos dará estratégias!
Outro ponto a ser abordado é aprendermos a realizar nossas tarefas sem murmuração, ao contrário, a bíblia nos manda fazer com alegria, como que para o Senhor. As solteiras se enganam muito nesse ponto, pensando que serão excelentes donas de casa e esposas maravilhosas, mas quando a mãe pede algo, faz as coisas reclamando, quando faz...Sobre isso devemos nos lembrar que entre pregar um sermão e lavar louça, há sim diferença, mas no tocante a dar a Deus com seu serviço, ambos o estão agradando.
Quando trocamos fraldas, lavamos louça,ou fazemos qualquer tarefa doméstica que o mundo julga irrelevante, estamos servindo a Deus e temos que ter essa consciência intrínseca em nós, diferente do que o mundo pensa e prega.
Portanto, seja paciente e gentil quando sujarem o que você havia limpo. É difícil? É! mas pense...o que é mais importante e tem mais valor pra você? Uma casa limpa ou seus filhos e marido? Não estamos limpando a casa pra ganhar o prêmio da revista Caras do ano, e sim pra servir aos nossos, e tornar o ambiente mais agradável pra eles.
Temos que aprender a olhar as coisas na perspectiva correta, segundo a Palavra de Deus, e ter consciência de que nosso chamado é servir a Deus através do serviço ao próximo.
Colossenses 3:21 ao 24 é uma passagem que deveríamos colocar na porta da geladeira pra nos lembrarmos toda vez que a vontade de murmurar vier! "Vós, pais, não irriteis  vossos filhos, para que não percam o ânimo. Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo."
Há mulheres infelizes porque o marido não demonstra reconhecimento pelo seu trabalho; isso é até uma falha deles, mas nossa motivação deve ser sempre agradar ao Senhor.
Outro ponto que merece sdestaque é a diminuição do número de filhos, ou optar por não tê-los. Mas devemos nos lembrar de que são os filhos da aliança que vão salgar essa terra, e de que o objetivo quando um crente gera é forjar crentes pra esse mundo, crianças e futuros adultos cristãos de verdade, com o objetivo de dar continuidade ao reino de Deus.
Nosso primeiro campo missionário são nossos filhos, por isso temos que investir nosso tempo neles, e nessa área nosso trabalho deve ser muito bem realizado, através da ação do Espírito Santo em nós conseguiremos forjar Cristo nos pequenos.
Saiba você que a falta de um tênis de marca pro teu filho não ira matá-lo, mas a falta de pregação da Palavra, cultos doméstico, isso sim pode matá-lo. E para a criança não funciona essa história de "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Eles vão fazer o que nos virem fazendo.
Eles tem que estar treinados a tal ponto de saber que seus pecados, são uma rebelião contra um Deus que é Santo! E as consequências virão. Mães que querem ver seus filhos livres do inferno tem que falar a realidade bíblica a respeito do pecado, mostrando que desobediência, pirraça, rebeldia, não atender a voz da mãe...tudo isso é pecado. Ensine o não para seus filhos, ensine a negar os desejos do coração, ensine seus filhos a se frustrarem. É bom que eles aprendam a obedecer quando pequenos, porque quando forem mais velhos, você irá agradecer, e eles também, pois a vida deles depende do quanto te ouvem e obedecem.
Filhos são levados ao evangelho não por presentes caros, mas por pais dispostos a passar tempo com eles e treiná-los diariamente. Pais piedosos e tementes são instrumentos de Deus na vida dos filhos.
O correto uso da vara também faz parte da disciplina bíblica, como podemos ver em Pv 22:20; Pv 13:24; Pv 29:15; Pv 29-17; Pv 23:13,14.
 E a bíblia ainda nos diz que se não corrigirmos e disciplinarmos nossos filhos, estamos os entregando ao inferno. Porém, não é apenas isso...tem que dar amor, instrução, a educação dos filhos envolve todo um contexto. E lembre-se: momento de disciplina não é para você botar sua raiva pra fora, não se engane! Nosso alvo aí é levar o filho ao arrependimento e não fazer com que ele tenha raiva de nós. Uma disciplina austera (pesada demais) gera rebelião em seus filhos.  A inclemência suscita obstinação, destruindo o respeito.E por outro lado não devemos ser indulgentes, tolerantes demais. Tem que haver um meio termo aí.
Seja firme, mas dócil. Filho só faz com pai e mãe, aquilo que estes permitem.
Que Deus nos dê graça pra criar a próxima geração aos pés do Senhor!

Eu amei essa palavra meninas, foi retirada de uma pregação da Simone Quaresma e espero que tenha sido útil pra vocês também! Não sou mãe ainda, mas pretendo um dia ser, é bom que já vamos aprendendo a realidade rsrs Segue abaixo o vídeo, caso queiram acompanhar mais detalhes do estudo. 

Deixe seu comentário, me ajude a compartilhar nas redes sociais, e até a próxima! Deus abençoe!
Deixo aqui meu convite pra acompanhem também nas outras redes sociais :
Fan Page: Estilo Mulher Virtuosa | Instagram: @estilomulhervirtuosa

Deixe um comentário