Olá meus amores! Saudades de postar devocional por aqui! Mas tive que tirar um tempinho pra compartilhar com vocês o tesouro que Deus falou ao meu coração dia desses! Que Palavra! 
Lashon Hará é uma expressão que eu nunca havia ouvido, mas agora que ouvi, não consigo mais esquecer, e confesso que até sonhei com essa mensagem. Essa expressão é de origem hebraíca e significa língua má, tendo como melhor tradução língua maledicente, conversa caluniosa, ou fofoca, e é o tema principal da mensagem de hoje. Então vamos a ela!

Em Números 12:1 em diante, vemos a passagem bíblica onde Miriã ficou leprosa, porque pecou contra Moisés com sua língua. Na época, a lepra era uma doença associada a uma maldição, punição por alguma impureza ou pecado, e por isso, tratada diferente das demais enfermidades, tanto que era diagnosticada por um sacerdote. E é o que vemos acontecer com Miriã nessa passagem.
Mas vamos trazer o pecado da língua pros nossos dias?! Estamos no período das opiniões, ainda mais com todo "poder" que as mídias digitais dá aos que a possuem. Cada um fala o que quer, mesmo quando sua opinião não é solicitada, causando ofensas, brigas, confusões desnecessárias, e situações que eram pequenas e fáceis de resolver, tomam uma proporção desastrosa, porque divulgamos e damos mais importância do que vale. Agora vamos ao temo "Lashon Hará", que citei no início. Para o povo hebreu, isso é lei, e quem pratica lashon hará, sofre punições. 
As leis de lashon hará são muito longas para incluir em um artigo. Mesmo assim, publicamos abaixo um breve resumo de algumas das leis, na maior parte extraídas de Chafetz Chaim. Na verdade, Rabi Israel Meir Hakohen, mais conhecido como “Chafetz Chaim”, ganhou este nome inspirado no versículo dos Salmos: “Aquele de vocês que deseja vida (chafetz chaim)… guarde sua língua do mal. São leis do judaísmo, mas se aplicam perfeitamente aos dias de hoje
Mas vamos entender melhor:
  • 1 - Lashon hará literalmente significa “conversa má”. Isso significa que é proibido falar negativamente sobre outra pessoa, mesmo se for verdadeiro.11
  • 2 – Também é proibido repetir qualquer coisa sobre outra pessoa, mesmo que não seja negativo. Isto é chamado rechilut.
  • 3 – É proibido também escutar lashon hará. A pessoa deve repreender quem fala ou, se não for possível, deve afastar-se daquela situação.
  • 4 – Mesmo se alguém já tenha ouvido o lashon hará, é proibido acreditar. Pelo contrário, a pessoa deve sempre julgar o próximo de maneira favorável.
  • 5 – Apesar disso, pode-se suspeitar que o lashon hará é verdadeiro, e tomar as precauções necessárias para proteger-se.
  • 6 – É proibido até fazer um movimento que seja pejorativo na direção de alguém.
  • 7 – Não se pode sequer relatar um evento negativo sem usar nomes, se os ouvintes puderem descobrir quem está sendo mencionado.
  • 8 – Em determinadas circunstâncias, como para proteger alguém de danos, é permissível ou até obrigatório partilhar informação negativa. Como há muitos detalhes nesta lei, deve-se consultar um rabino competente para aprender o que pode ser partilhado em qualquer situação específica.
Olhando pra tudo que foi citado acima e trazendo pro nosso contexto, podemos perceber que muita lepra que existe em nossa vida, é porque praticamos lashon hará, e só não há maldições piores, por causa da misericórdia que o sacrifício de Jesus nos proporcionou. Mas isso nos atrasa, nos prende e mina nossas bençãos.
Mas HOJE, Deus está abrindo nossos olhos pra seriedade dessa questão, e nos chamando a um tempo de mudança, pro nosso próprio bem. E se Deus mostra é porque Ele está nos ensinando a melhorar, e não pra trazer condenação. Ele quer nos limpar e abençoar. Agora, se mesmo assim optamos por pecar, nos tornamos indesculpáveis diante de Deus. Miriã conversou demais e olha o resultado!
Vamos a outros exemplos bíblicos que tratam desse assunto:
  • Geazi, servo de Eliseu, que deixou entrar em seu coração a ganância, a cobiça e a mentira, e por isso, foi tomado pela lepra. ( 2 Reis 5:20 ao 26)
  • O rei Uzias que ficou leproso por causa da arrogância e orgulho que subiram ao seu coração, após ter recebido poder. ( 2 Crônicas 26) 
  • Em Gênesis, a serpente veio com " conversa mole" pro lado de Eva, que deu ouvidos, e o resultado nós bem sabemos. A serpente jogou verde pra colher maduro, pois queria saber qual fruto exatamente que Deus havia proibido, e temos então, o pecado originado e iniciado de uma conversa fiada. E nos dias de hoje, tem pessoas iguaizinhas a serpente; jogam verde pra colher maduro e saber mais de sua vida. Abra os olhos! CONVERSAS FIADAS ATRASAM, ABORTAM O QUE DEUS TEM!
  • Os espias em Números 13, quando a maioria trouxe relatórios ruins. Será que nós não seríamos um dos 8 espias que trouxeram relatórios ruins por causa da falta de fé?! E quantas vezes damos crédito a desesperança, a conversa fiada...e isso só nos contamina.
  • Doegue, o edomita ( 1 Samuel 22)- A maledicência de Doegue, servo do rei Saul, levou ao assassinato de 85 sacerdotes e uma cidade inteira. O fofoqueiro foi responsável pelo extermínio de inúmeras vidas, tornando-se assim um assassino em potencial.
Um belo exemplo disso é que não paramos pra orar por nosso país, já pra reclamar...pra querer fugir daqui e mudar pra um "país melhor"...
E o que dizer de Deus mandar o povo marchar em volta da muralha calado?! ( Josué 6:10) Já pensou a conversa: " Josué está doido! Você viu a largura da muralha?! E os homens lá em cima todos armados! Sério que no final a gente só tem que dar um grito?! hahahaha Certeza que seria mais ou menos isso que falariam... Por isso que conquistaram a vitória, porque abriram a boca apenas para dar brados, segundo o comando dado por seu líder.
Queremos a benção de Deus, mas estamos cheios de lashon hará! Se somos leva e traz, gostamos de fofoca, ou consentimos com a maledicência, devemos mudar nossa conduta agora mesmo.
Até porque, a fofoca é apontar o erro do outro, esquecendo assim dos nossos próprios defeitos. Quando Jesus disse: "Atire a primeira pedra", no episódio da mulher adúltera, Ele estava nivelando os pecados, dizendo a nós que o adultério dela é tão perverso quanto nossa fofoca, mentira e corrupção. E que não somos melhores do que ela apenas porque cometemos pecados diferentes. Nossa conversas fiadas, são tão cruéis quanto o ato que ela cometeu, e nós ainda nos auto denominamos cristãos...
O que Deus espera de nós é que sejamos cheios do Espírito Santo, mas como?!
Efésios 5:19,20- Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 
Então o contrário também é verdadeiro! A más conversações corrompem os bons costumes ( 1 Coríntios 15-33)
Mateus 15:16-20: "Será que vocês ainda não conseguem entender? ", perguntou Jesus: "Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ ".
O que está em nosso coração, está causando em nós lepra (morte, isolamento, condenação)! Pois a própria Palavra de Deus nos diz que a boca fala, daquilo que o coração está cheio. A cobiça, a arrogância, a mentira, o lashon hará, tudo isso tem causado brechas em nossas vidas e atraído maldições.
As conversas fiadas na igreja, disfarçadas de " vou contar pra você orar ", e a notícia é espalhada em nome da nossa hipocrisia; isso tem minado nossas bençãos e magoado, até matado espiritualmente a tantos irmãos. Uma conversa fiada gera outra conversa fiada. Uma desesperança, gera outra desesperança.; é um câncer!
Muitas vezes aquela situação ruim que estamos vivendo não passa de colheita, consequência da má qualidade das nossas conversas.
Em Efésios 5 temos um conselho pra nos encher do Espírito Santo, através da adoração em nossas palavras: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Efésios 5:18-20"
devemos nos lembrar de que Mirian apenas disse que Deus não usava apenas Moisés, mas usava ela também, e mesmo assim ela foi severamente punida. E nós?! Será que aquele romper tão esperado está travado porque insistimos em ter a boca grande?! Que Deus nos ajude a melhorar!
Segue abixo o vídeo da pastora Helena Tannure, que tano me abençoou com essa mensagem!

Gostou?! Comente, curta, compartilhe com as amigas! E volte sempre por aqui pra conferir novos devocionais!
Deixo aqui meu convite pra que acompanhem também nas outras redes sociais :
Fan Page: Estilo Mulher Virtuosa | Instagram: @estilomulhervirtuosa

Deixe um comentário